Noticias goma guar fibra alimentar

A goma guar é um polissacarídeo que, em contato com água, forma um gel altamente viscoso.

Home / Notícia / Como Engrossar um Molho
Cadastrado em 13/10/2017

Como Engrossar um Molho

Como Engrossar um Molho com goma guara ou goma xantana

Como Engrossar um Molho

Engrossar molhos é uma lição básica dos curso de culinária, porém existem diversos métodos para fazer isso que dependem do que está sendo preparado e de qual resultado se deseja.

Há várias receitas nas quais você pode querer dar mais consistência: molhos de carne e sopas, cremes e pudins, iogurtes e sorvetes, compotas e conversas ou, ainda, coberturas.

É muito provável que você não use o mesmo método para engrossar uma sobremesa em um molho salgado; por esse motivo, é bom conhecer todos os diferentes métodos e agentes espessantes que você pode utilizar.


Escolha um tipo de goma.

Alguns dos tipos mais comuns de goma alimentícia usadas como espessante são a Goma xantana, a Goma arabica, Goma-guar, O CMC.

Estes são os mais populares porque requerem pequenas quantidade para engrossar e por não alterarem a cor e o sabor dos molhos.

A goma xantana é um espessante versátil que pode ser usado na maioria dos molhos e coberturas, além de funcionar como um conservante natural.


O CMC é usada geralmente em compotas, geleias ou doces à base de frutas, mas também pode ser usada como espessante de iogurte e outros produtos lácteos.


A goma-guar engrossa quando esfriada e pode ser adiciona em produtos de panificação para aumentar a sua quantidade de fibras.

É mais usada em molhos para salada.


A Goma-Arabica engrossa quando esquenta e pode ser usada para aumentar a quantidade de fibras alimentar, para dar brilho, atua como estabilizante evitando que as partes se separem.

Como Usar:

Misture a Goma-guar ou Goma Xantana ou Arabica ou CMC com líquidos.

Tanto a Goma xantana quanto a Goma-guar  a Arabica ou CMC  precisam ser misturados com outros líquidos antes de serem adicionados nos molhos ou coberturas.

A Goma arabica deve primeiro ser misturado com água e aquecido já a Goma-guar ou a Xantana pode ser misturada com água na temperatura ambiente.


•Para engrossar coberturas com a Goma guar, use apenas meia colher de chá para 2 xícaras e meia de líquido.

Bata ou misture a goma-guar com água antes de incorporar os outros ingredientes, ou adicionada diretamente nos molhos.


A goma xantana pode ser adicionada diretamente nos molhos.

A goma xantana direto no seu molho nos últimos 15 minutos de cozimento.

A goma xantana irá engrossar sem precisar ferver. • Bata vigorosamente a goma enquanto estiver fervendo.


•Usando o peso dos líquidos como base, adicione entre 0,1 e 1% de goma xantana (dependendo da consistência desejada). Bata vigorosamente ou misture a goma xantana no seu molho.


 

voltar